Liv Saúde - Carregando

Segunda a Sexta | 08h - 18h48) 3024·0157 (48) 99189-3838Rua Tangará 41Agronômica Florianópolis - SC


Blog
post_4.png

12 de janeiro de 2021 Psicologia

Afinal, o que é saúde mental?

A Organização Mundial da Saúde define essa expressão como o bem-estar mental, físico e social. É verificada quando uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio em que vive, bem como lidar com suas próprias emoções de maneira equilibrada.

Infelizmente, a saúde mental ainda é tratada de forma diferente da saúde física. Por exemplo, a melhor forma de identificar o colesterol alto é através de um exame de sangue. Já o diagnóstico de um transtorno ou doença mental é bem mais complexo, pois envolve certos sintomas que não são detectados em um exame tradicional. Por isso, a saúde mental acaba sendo bastante negligenciada e, muitas vezes, é interpretada como sinal de fraqueza.

Embora a percepção geral da doença mental tenha melhorado nas últimas décadas, o estigma e a falta de conhecimento podem ser muito prejudiciais à recuperação do paciente, porque impede a busca de soluções adequadas para minimizar os efeitos do problema.

É preciso falar sobre isso, combater o preconceito e, acima de tudo, entender que cada pessoa funciona de um jeito. É importante fazer uma autorreflexão: avaliar suas ideias, pensamentos e sentimentos. O autoconhecimento contribui para entendermos melhor como anda a nossa saúde mental. Cuide-se e não hesite em procurar ajuda.

Acreditamos que qualquer pessoa com alguma forma de sofrimento, inclusive mental e emocional, pode viver a vida de maneira leve e equilibrada.

Esperamos que este conteúdo tenha ampliado os seus horizontes.

Para agendar uma consulta com as psicólogas, Francini Neto e Luciana Meirelles, entre em contato através (48) 3031-3400 (48) 99189-3838.


post_3.png

11 de janeiro de 2021 Neurologia

A saúde mental é uma das áreas mais negligenciadas da saúde pública. Estima-se que cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem de algum transtorno mental. No entanto, muitas vezes, o problema não é diagnosticado por desconhecimento ou preconceito.

O baixo nível de conscientização social sobre o tema resulta em uma lacuna entre demanda e oferta por serviços de saúde voltados ao bem-estar mental. Além disso, poucas pessoas têm acesso a centros de atendimento, hospitais e profissionais de qualidade. Hoje, em países de baixa e média renda, estima-se que mais de 75% das pessoas com transtornos mentais ou neurológicos não recebam qualquer tipo de tratamento.

A pandemia da covid-19 está causando impacto adicional na saúde mental das pessoas. Medo, ansiedade, sofrimento emocional, luto, desemprego, perda de renda e solidão devido ao isolamento social são fatores que contribuem e interagem entre si. São elementos que passam despercebidos, às vezes apenas no subconsciente das pessoas, e que de repente vêm à tona.

Nesse momento, é importante identificar o que está ocorrendo com você e buscar apoio especializado. A consulta a um(a) psicólogo(a) ou psiquiatra pode fazer toda a diferença.

Os profissionais que atuam na Liv Espaço Saúde estão aptos a prestar o atendimento necessário. Acreditamos que qualquer pessoa com alguma forma de sofrimento, inclusive o mental e o emocional, pode viver a vida de maneira saudável, leve e equilibrada.

Procure ajuda se você ou alguém de seu contato apresente sintomas de isolamento, sem vontade e disposição de realizar tarefas ou apresenta algum tipo de sofrimento desproporcional. Ignorar ou não buscar tratamento só contribui para o agravamento da situação.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, agende uma consulta.

Entre em contato para marcar um horário com a Dra Daniela Pamplona, Neurologista. O contato pode ser feito através dos telefones (48) 3031-3400 e whatsApp (48) 99189-3838.

Gostou deste conteúdo sobre saúde mental? Então, continue aqui no blog para mais dicas de saúde!